No dia 9 de Novembro foi lançado oficialmente o jogo God of War Ragnarök, exclusivamente para os consoles Playstation 4 e Playstation 5, trata-se de uma sequência direta de God of War de 2018. O jogo era muito aguardado, já que seus antecessores têm ótimas avaliações do público em praticamente todos os aspectos, como a narrativa e jogabilidade por exemplo.
Como ação de marketing, a Sony recriou partes dos ambientes do jogo em locais públicos, como pontos de ônibus e estações de metrô (incluindo estampas em uma das linhas), criando assim locais temáticos onde pode-se identificar alguns reinos da narrativa, que lida com mitologias, como a Nórdica no caso desta edição.
Pode-se notar nesta iniciativa a presença de alguns princípios do Design, mesmo que de forma discreta. É possível notar pelo menos 3 destes princípios, são eles – o Princípio da Imersão, o Efeito da Superioridade da Imagem, e o Efeito Von Restorff.
...pois visualizar elementos do ambiente do jogo em um ponto de ônibus podem levar o indivíduo, principalmente aquele que tem algum conhecimento mínimo do jogo ou de videogame de forma geral, a trabalhar a imaginação. Como efeito, a Imersão pode causar sensações como a de alegria e satisfação, normalmente fazendo o contraponto com a realidade diária e suas preocupações.
Assim como no ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras”, pode-se notar o grande apelo ao uso das imagens, tanto dos anúncios, como das esculturas e elementos decorativos. Não à toa, é um trabalho essencial atualmente, e muito presente nas redes sociais. Na rotina acelerada, com destaque para cidades como São Paulo, as mais de mil palavras podem ser absorvidas rapidamente pelo público.
...afinal de contas, não é todo dia que iremos nos deparar com um cartaz rodeado por pedras, luzes, plantas e temática mitológica, em pontos de ônibus, na estação do metrô, e anunciando um jogo de videogame. O simples fato da diferenciação destes elementos em relação aos carros, edifícios e demais elementos do cotidiano, tendem a ter mais chances de gerar no observador a fixação deles na memória.
Mesmo que não tenha sido a intenção dos responsáveis pelo marketing o uso destes princípios, pelas suas definições, pode-se encontrar estas conexões analisando o trabalho agora colocado em prática, bem como estes princípios conectam-se uns com os outros em seus efeitos, pois muitas vezes eles estão presentes em nosso dia a dia de forma subconsciente.
Back to Top