Recentemente a Nestlé divulgou um vídeo de lançamento de uma nova linha de sua máquina de café, batizada de “Nescafé Dolce Gusto NEO”. O anúncio foi feito há pouco mais de duas semanas, e o lançamento foi marcado para o dia primeiro de dezembro, sendo o Brasil o escolhido para ser o primeiro país a receber a nova cafeteira.
Pode-se notar algumas novidades, como o completo redesign da máquina, as novas cápsulas feitas de material biodegradável, e a conexão via wi-fi entre máquina e aplicativo, trazendo o acionamento e controle do café para o celular.
A expressão “NEO” significa “Novo”, e vem do Grego “Néos”. O termo também se conecta com outras expressões, como “Nea” e “Neón”. Portanto, o conceito explica o uso de “NEO” no nome da cafeteira.
Para além deste ponto, podemos observar a conexão com alguns princípios do Design, como o Efeito Estética/Usabilidade, e a Preferência pelo Contorno. Há também um paralelo com o Simbolismo da Folha, elemento este presente no design da embalagem das cápsulas, e no final do vídeo do anúncio.
Podemos observar no vídeo de anúncio a ênfase nos detalhes do equipamento, seu aspecto funcional, e como estes elementos se combinam com as formas e aparência. Não há dúvidas que boa parte do público (se não a grande maioria) terá uma impressão positiva do design geral, da aparência da máquina, e é justamente esta impressão que contribuirá com a ideia de que a cafeteira será prática de se usar.
Podemos notar facilmente no anúncio como as linhas curvas estão em praticamente todos os pontos do design da cafeteira. Pode-se notar também como as novas cápsulas estão mais curvas que os modelos anteriores, obviamente há o aspecto funcional das cápsulas, mas o design trata justamente da estética com a funcionalidade, os dois pontos devem sempre estar alinhados, o que contribui com o princípio citado anteriormente.
Os significados podem variar por região, como no caso do Extremo Oriente (leste Asiático), onde a Folha é um dos símbolos da Felicidade e da Prosperidade.
A Folha está conectada com um grupo simbólico maior, o Símbolo do Vegetal. Esta figura é símbolo da unidade fundamental da vida, símbolo do aspecto cíclico de toda a existência, ou seja, o nascimento, maturação, morte e transformação. É também símbolo de desenvolvimento, faz conexão com o simbolismo do Jardim, o Jardim Primordial. Este grupo está presente em praticamente todas as civilizações, no Oriente, nas antigas sociedades pagãs que cultuavam a natureza, na China, e também está presente na Bíblia. São símbolos muito presentes na cultura popular também, como no filme Avatar, bem como em jogos de videogame, como em Biomutant e Elden Ring por exemplo. Há o simbolismo Vegetal na história d’O João e o Pé de Feijão também, onde João escala a grande Árvore até a casa do Gigante, representando o acesso, a subida a outro reino.
Obviamente as folhas no anúncio fazem referência às folhas do Pé de Café, mas o simbolismo implícito traz estes conceitos de vida, saúde e desenvolvimento, além do aspecto estético. O mesmo se aplica ao design, onde notamos o apelo à usabilidade, às formas curvas, e à bela estética, pois o resultado final vem da união e coerência entre todos estes elementos.
Back to Top